Proposta Pedagógica

O Colégio Ômega fundamenta suas diretrizes pedagógicas num sistema de ensino, consistindo de técnicas modernas de aprendizagem proporcionando aos alunos condições para um excelente aprendizado, colaborando na formação integral do indivíduo.

A metodologia utilizada procura trazer a vida para a sala de aula trabalhando um currículo significativo ministrado numa sequência lógica, onde o aluno ativo e curioso é o centro do processo, possibilitando o atendimento às suas expectativas e necessidades.

Na visão de que a aprendizagem não é exclusiva da sala de aula, a Escola propõe atividades extraclasses, proporcionando o conhecimento e participando dos problemas sócio-políticos atuais de nossa sociedade.

Projeto Pedagógico 2020 - FAZENDO ARTE

Arte é uma maneira de estar no mundo, de conviver em sociedade, de conhecer diversas culturas, de lidar com as diferenças e de se expressar. Arte não serve para que os alunos possam aprender a desenhar respeitando a técnica da perspectiva, não serve para que decorem a escola para as datas comemorativas, nem para que aprendam a cantar uma música para a festa de final de ano. Se assim fosse, realmente seria uma disciplina dispensável à formação de todos os cidadãos. Arte é muito mais que isso: é um campo do conhecimento que contribui imensamente na formação do ser humano. Arriscamos a dizer que a arte possui um potencial educativo que talvez nenhuma outra disciplina ofereça, pois possibilita que os alunos expressem seus sentimentos e tenham acesso e compreensão perante subjetividades próprias e do mundo que o cerca.

A Base Nacional Comum Curricular torna os alunos protagonistas do processo no ensino de Arte e isso faz com que eles sejam mais estimulados a criar suas próprias formas, a partir dos seus sentimentos, ideias e percepções sobre o mundo. No dia a dia, eles podem não só ajudar a definir os termos a serem tratados, mas devem sentirem-se mais livres para criar, dando vazão a sensibilidade de maneira mais plena, com a observação e incentivo do professor. A Arte é uma interpretação da vida e está intimamente relacionada a uma época, lugar, estrutura social e a personalidade do ser humano.

Seguindo essa proposta, nossa escola traz para o ano de 2020 o Projeto Pedagógico “Fazendo Arte” que vai explorar as linguagens, desenvolvendo a criatividade, imaginação, criticidade, autonomia e protagonismo dos nossos alunos. Eles poderão criar e recriar seu mundo e a si mesmos, dentro e fora do universo escolar, num natural inconformismo com o “pronto”, o “estabelecido”, promovendo assim, a atitude de pensar o mundo e refletir sobre tal pensamento como um processo em construção do qual se deixa de ser o espectador e passa a ser autor do processo.